Prensador Edições, editora independente, especializada em produzir edições únicas e limitadas de colecções de gravura e técnicas de impressão artesanais




 PROGRAMA DO CURSO DE GRAVURA E ILUSTRAÇÃO EM PACOTES DE LEITE

Datas: 13, 20 de Abril e 4, 11, e 18 de Maio 2011
Horário: Quartas das 18:00 às 21:30h
Local: Contraprova – Atelier de Gravura, Rua do Garrido, nº62, Alameda, Lisboa.
Inscrições: Podem ser feitas através dos contactos descritos abaixo ou por email info@contraprova.com
Custo: 150 euros 

Sinopse:
O curso de Ilustração e Gravura pretende dar a conhecer a técnica de gravura em pacotes de leite e as possibilidades expressivas da Ilustração. Sem recorrer a produtos tóxicos e reutilizando embalagens os participantes terão oportunidade de criar um livro ilustrado e encadernado manualmente.

Objectivos:
-Aplicar e conhecer as potencialidades expressivas do desenho aplicado à Gravura.
-Conhecer os materiais, instrumentos e o processo de gravura em pacotes de leite.
-Ser capaz de utilizar os instrumentos adequados à técnica de gravura em pacotes de leite.
-Conhecer os campos da Ilustração (editorial, infantil, científica, etc).
-Conhecer as relações entre Texto e Imagem.
-Explorar a capacidade de expressão gráfica individual, tendo como ponto de partida um texto literário.
-Conhecer técnicas de encadernação artesanal e aplicar a técnica adequada ao trabalho a realizar.

Plano de trabalho:
1ª Dia
Apresentação dos formadores e participantes. Comunicação dos objectivos do curso. Indicações sobre a proposta de trabalho individual. Apresentação de diapositivos sobre os campos da Ilustração e as relações entre Texto e Imagem. Primeiro contacto com a gravação.
2º Dia
Primeiro contacto com a tintagem e a impressão.
Apresentação dos textos escolhidos e início dos estudos para as ilustrações.
3º Dia
Finalização dos estudos para as ilustrações.
Desenho dos textos e ilustrações finais na matriz.
4º Dia
Conclusão dos desenhos na matriz.
Impressão das provas finais.
Introdução à encadernação.
5º Dia
Encadernação dos livros individuais.
Impressão dos diplomas.

Condições gerais de participação:
Pede-se aos alunos que tragam um x-acto e papel cavalinho para fazer os testes.
O papel para impressão final assim como as matrizes estão incluídas no curso.

Contactos :
Alexandra Ramires
918580636
ramires.alexandra@gmail.com
Marta Monteiro
96 1620643
martamonteir@gmail.com



PRINTMAKING COMPETITION!

GRAND PRIZE:  
Two Printmakers will be chosen to receive free, 6-month keyholder memberships to the Chicago Printmakers Collaborative (a $1200 value). The artwork created at CPC by the two winners will be exhibited in the summer of 2012. 

No Entry Fee!
(yes, we're artists too. we get it. we just want you to send us your best work for consideration, and then we want to give away the inkfarm because we want you to have a cool place to work with other cool printmakers, because that's just the way we are) 

Juror: Debora Wood, Senior Curator 
Mary & Leigh Bloch Museum of Art, Northwestern University

Ten top selected artists will be invited to exhibit in CPC's 
SUMMER EXHIBITION 2011.  
(Two of these top ten artists will be selected to win the grand prizes)  

Deadline for submissions: May 1st, 2011

GLOSSÁRIO

ÁCIDO: Substância corrosiva utilizada em gravação (água-forte); em geral nítrico ou clorídrico.
ÁGUA-FORTE: Processo de gravação através de corrosão por ácido, usado na chapa envernizada e trabalhada com uma ponta-seca.
ÁGUA-TINTA: Processo de gravação através de corrosão por ácido, usado na chapa com cobertura de resina, em geral breu.
BERCEAU: Instrumento utilizado em gravura para obtenção de efeito “ `a maneira negra”
BISEL: Diagonal rebaixada em toda a volta da placa de metal, formando um ângulo de mais ou menos 45 graus. Serve para facilitar a entrada da placa sob o cilindro da prensa, evitando também que o papel se corte em contato com as arestas da chapa.
BRUNIDOR: Estilete de ponta ovalada usado para alisar e nivelar determinadas áreas da placa de metal.
BURIL: Ferramenta de aço, munida de cabo, sob forma redonda, quadrada, oval  ou em outros perfis, usada para gravar em metal ou madeira de topo. Técnica de gravura executada com buris.
CALCOGRAFIA: Do grego “ khalkos” , designação para gravura executada sobre chapa metálica, em especial o cobre; arte de gravar em metal.
CHAPA: Lâmina de metal (geralmente cobre, latão ou zinco), que, após tratamento conveniente, recebe gravação a buril, ponta-seca etc.
CRIVADO: Efeito pontilhado sobre placas de metal, executado com instrumento pontiagudo.
EDIÇÃO: Número total de estampas de uma mesma matriz, devidamente assinadas e numeradas.
ESTADO: Fase do trabalho de gravação. Até ser julgada definitiva pelo artista, a matriz passa por diversas fases que darão origem a cópias chamadas de primeiro estado, segundo estado etc. Cada estado corresponde a uma modificação efetuada pelo artista sobre a matriz.
ESTAMPA: Cada uma das impressões obtidas através da matriz, mediante entintamento sobre papel ou outra superfície.
GOIVAS:  Pequenos formões de corte com perfis variados. Servem para a confecção de matrizes em madeira.
GRAVADOR: Indivíduo  que faz ou trabalha com gravura.
GRAVURA: Arte e técnica de representação ou criação de imagens, textos, formas, caracteres etc., a partir de uma matriz de superfície em entalhe (gravura em metal), em relevo (madeira, linóleo ou metal), ou planográfica (litografia, serigrafia), “pochoir”. O termo é utilizado para designar a estampa ou a atividade artística.
GROTOIR (RASPADOR): Estilete de aço triangular terminando com três lâminas no vértice inferior, e em ponta, usado para raspar depressões, riscos ou traços de imagem que se queira retocar ou fazer desaparecer na superfície da matriz. Serve também para raspar rebarbas deixadas pelo buril e para executar bisel.
IMPRESSOR: Indivíduo cuja especialidade é a de fazer a tiragem das provas. Um artista gravador pode ser seu próprio impressor. O impressor reúne características de  técnico e de artesão. A qualidade final da gravura depende muito do impressor.
LINOLEOGRAVURA OU LINOGRAVURA: Processo técnico idêntico à xilogravura, utilizando, em lugar da madeira, o linóleo.
MADEIRA DE FIO: Madeira cortada em tábuas, no sentido raiz-folhas da árvore, classicamente usada para execução da xilografia. Trabalha-se a madeira de fio com facas, goivas e formões.
MADEIRA DE TOPO:  Madeira resultante do corte em perpendicular ao sentido do fio da madeira. Grava-se a matriz  com buris. A diferença fundamental da madeira de fio é que não há resistência do fio, usando-se os buris que podem produzir resultados delicados.
MANEIRA NEGRA (MEZZO-TINTA): Técnica de gravura em metal que utiliza o berceau para criar um fundo geral de preto aveludado, sobre o qual, com o auxílio do raspador e do brunidor, ser criam imagens em branco.
MATRIZ RAIADA: Diz-se da matriz que, após a edição, é inutilizada ou marcada pelo gravador com uma trama de traços paralelos e cruzados . O termo significa que a matriz foi cancelada após a última estampa indicada pela numeração.
MORDEDURA:  Ação do ácido ou mordente sobre a chapa metálica preparada com verniz, nas partes abertas pela ferramenta do gravador.
NUMERAÇÃO: A numeração de uma estampa ou cópia consiste de uma fração grafada pelo artista ao pé da margem, a lápis, e cujo numerador representa o número da estampa dentro da tiragem. Assim, uma estampa com numeração 3/50  significa que aquela obra é a terceira de um total de  cinqüenta.
P.A. : Abreviatura de “ Prova de Artista”.
P.E. : Abreviatura de “ Prova de Estado” .
P.I. :  Abreviatura de “ Prova de Impressor “.
PERCLORETO DE FERRO: É um sal que serve para a corrosão de chapas metálicas .
POCHOIR: Sistema de impressão que utiliza elementos vazados.
PONTA-SECA: Ferramenta utilizada na gravação de matrizes de gravura. Consiste de uma ponta de aço sob forma de agulha montada em cabo de madeira ou ferro , ou mandril, e que serve para riscar chapas metálicas. Diz-se também da gravura executada com ponta de aço.
PRENSA: Máquina para impressão de estampas a partir de uma matriz.
PROVA DE ARTISTA: Impressão de uma matriz dada por terminada pelo artista e que servirá de modelo à edição.
PROVA DE ESTADO: Impressão de uma matriz ainda em fase de elaboração.
REGISTRO: Sistema de estabilidade da matriz no momento da reprodução, a fim de imprimir a imagem sempre na mesma posição. O registro possibilita impressão com várias matrizes.
ROLO: Instrumento cilíndrico de borracha, couro, ou plástico utilizado na entintagem de matrizes.
SERIGRAFIA (OU SILK-SCREEN):  Técnica de gravura que tem por fase de matriz uma tela de seda ou náilon esticada num bastidor.
TIRAGEM:  Ato de execução da edição.
TIRAGEM MANUAL: Tiragem de matriz xilográfica sem o uso de prensa.
TIRAGEM MECÂNICA: Tiragem executada por prensas manuais ou movidas a eletricidade.
TREMPE: Tela  metálica que serve como suporte  para apoiar chapas de metal para aquecimento com lamparina.
VERNIZ: Em gravura, o termo é utilizado para designar substância vedante ao mordente, usada em metal.
VERNIZ MOLE: Verniz maleável, que permite o decalque da textura de diversos materiais. Significa também gravura executada por esse processo.
XILOGRAVURA (OU XILOGRAFIA): Estampa tirada de uma matriz feita em madeira.
XILÓGRAFO: Gravador que se dedica á xilogravura. 

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