Prensador Edições, editora independente, especializada em produzir edições únicas e limitadas de colecções de gravura e técnicas de impressão artesanais


A prensar, é que a gente se entende. Vol.IV

A prensar, é que a gente se entende. Vol.IV
Artistas Seleccionados : 

3/10 - Jorge Mateos
9/10 - Dani Triay

Muito obrigado a todos os que enviaram propostas.
"Se prensarmos todos juntos, prensamos bem melhor!"

A prensar, é que a gente se entende. Vol.IV

Artistas Seleccionado 10/10 : Krzysztof Belmar

"Mi obra trata sobre el olor a pan en un lugar donde no existe la harina. Apela a la pérdida, el echar de menos lo que no somos. Trata de ser una poesía visual arraigada al larismo poético de Jorge Teillier pero en mi contexto. Una utopía desecha con olor a nostalgia . Me aprovecho un poco de la añoranzas, la realidad, el mito y la historia visualizando un retorno al País de Nunca Jamás, sin nombrar ni recrear situaciones modulares de mi experiencia; y sin embargo forman parte de ella a través de las ausencias para Traer, Convocar, incluso Recepcionar el mundo interno dormido del observante.
El uso de la línea contínua tallada (mediante la Xilografía) procura dar azar y sensación de manufactura al trabajo. La fuerza de ese valor lineal es el transporte al lar. Acompaña la descripcón de un proceso que queda en el aire apelando a la memoria una vez más. "Cuando los objetos y las situaciones que nos rodean nos remiten hacia algo que (ya) no está , y que es precisamente desde donde se organiza nuestro presente" (Sergio Rojas , "La Pérdida.")"

A prensar, é que a gente se entende. Vol.IV

Artista Seleccionado 9/10 : Dani Triay

"mi propuesta se trata de un grabado a sangre realizado mediante xilografia, en el cual me gustaría plasmar la importancia de la vida, utilizando elementos visuales basados en la fantasía que es caracteristica en mi obra."

A prensar, é que a gente se entende. Vol.IV

Artista seleccionado 8/10 : Daniela Crespi


"Numa continua pesquisa através os símbolos ligados à natureza, o
projeto para esta IV edição “A prensar è que a gente se entende”
vira-se aos quatro elementos: Terra, Ar, Fogo e Água. Procurando una
ligação no que è fundamental para a criação da vida neste planeta,
representar a genesi deste miraculo è a base do meu trabalho."


A prensar, é que a gente se entende. Vol.IV

Artista Seleccionado 6/10 : Silvia Marieta


"A minha gravura, tal como a minha pintura, é uma forma de comunicar, de transmitir sentimentos, os "apontamentos" de uma vida, através das mais variadas técnicas, linogravura, xilogravura, ponta seca, agua forte... A temática é apenas uma maneira de dar forma ao que não tem forma! A minha proposta é através de qualquer uma das técnicas anteriormente referidas, ou até a junção de várias, representar a transformação de uma vida, da que melhor conheço, ou desconheço, através de uma temática mais surrealista e representação da figura humana."


A prensar, é que a gente se entende. Vol.IV

Artista Seleccionado 7/10 : Vanda Sim Sim


"O trabalho que pretendo realizar é marcado por questões relacionadas com a ocupação e mobilidade do ser humano nos seus espaços, espaços públicos, utilizados pela sociedade. Interessa-me observar e interpretar a multiplicidade de modos de um local ser utilizado no dia-a-dia, tornando-os locais de todos e ao mesmo tempo de ninguém, indo um pouco ao encontro do conceito do “não-lugar” pensado por Marc Auge, que vê o espaço criado para servir uma determinada função, mas cuja característica mais importante resultante da sua utilização é a complexa rede de interacções que se fazem com o próprio espaço, e que podem ser mais importantes do que as que fazemos com outros indivíduos dentro dele.
Os meus trabalhos pretendem assim ser uma interpretação dessas conexões, explorando também a constante transformação dos lugares, a velocidade a que tudo se move e se transforma, entendendo por vezes o espaço a uma escala global, onde a informação é constante e quase que possível de adquirir em tempo real, pois tudo parece estar ao nosso alcance de alguma forma. Tecnicamente irei recorrer à serigrafia para produzir a minha proposta de trabalho.


A prensar, é que a gente se entende. Vol.IV

Artista Seleccionado 4/10 : Boris Pezoa


"El Grabado ha sido un medio importante para mi desarrollo artístico ya que me obliga a sintetizar conceptos en imágenes concretas propias del lenguaje gráfico , este ejercicio constante me ha ayudado a tener una mirada diferente al momento de emprender una nueva obra utilizando otros medios plásticos como el dibujo y la pintura.
Mi propuesta es crear una obra gráfica inédita que refleje las características propias de mi lenguaje visual utilizando la técnica del Xilograbado."


A prensar, é que a gente se entende. Vol.IV

Artista Seleccionado 5/10 : Daniel Figueiredo


"Para o quarto volume da colecção proponho desenvolver uma matriz perdida circular em linogravura, em jeito de medalha, que enalteça o trabalho do gravador e a técnica da gravura, homenageando todas as pessoas que continuam a desenvolver esta técnica no mundo industrializado em que vivemos."


A prensar, é que a gente se entende. Vol.IV

Artista seleccionado 3/10 : Jorge Mateos


"En el grabado encontré una manera de luchar contra el olvido. El
olvido en todas sus versiones. No solamente grabar una imagen en una
placa que puede ser origen de múltiples ejemplares, sino que también
busco una imagen que se grabé primero en mi mente y después en la
mente de todo aquel que quiera grabarla en la suya.
Mi propuesta para la colección será utilizar una rodaja de madera para
hacer xilografía a contrafibra abordando un tema relacionado con la
vida o con la muerte o ambas, impresa en papel japonés y montado
con la técnica de chine collé sobre papel de fibras algodón"

A prensar, é que a gente se entende. Vol.IV

Artista seleccionado 2/10 : Paola Aragón Rocco


"En la creación de mis grabados se complementan , la naturaleza y la imagen femenina. Expresando la sensibilidad y la delicadeza que conforman estos dos elementos al unirlos en una sola imagen, donde la imaginación juega y se deja llevar en una atmosfera de sueños y fantasía.
Mi propuesta en la creación de una obra gráfica utilizando las técnicas del grabado, Será tratar de transmitir la pureza y delicadeza que se puede lograr, a través de alguna de estas técnicas como punta seca, Aguafuerte , Agua Tinta o la litografía, siguiendo como referencia la temática onírica que propongo en mis grabados."

A prensar, é que a gente se entende. Vol.IV

Artista Seleccionado 1/10 : Alexandra Ramires

"A minha gravura teria ligação à ideia de viagem. 
Tendo em conta vários elementos visuais recolhidos ao longo de várias viagens por Portugal, pretendo explorar, através destes elementos, os aspectos formais aplicados à prática da gravura. Provavelmente irei explorar a gravura a seco assim como a técnica de china colé tendo sempre em conta a ideia de paisagem como ponto de partida."


http://otrabalhodaxa.blogspot.pt/

Projecto -
“A prensar, é que a gente se entende...”
Vol.IV


A editora PRENSADOR pretende realizar uma edição limitada, e o quarto volume de uma colecção de gravuras intitulada “A prensar, é que a gente se entende”.
A colecção vai ser constituída por 10 gravuras originais de 10 artistas diferentes.

Serão realizadas 55 impressões por cada artista, numeradas, sempre referindo o numero da edição (ex.: 1/55; 2/55; 3/55...), e assinadas pelo próprio.

O tamanho do papel é obrigatoriamente 25x25, sendo a marca e a gramagem do mesmo da responsabilidade do artista.

Cada um dos 10 artistas participantes receberá 5 números da colecção, ou seja, 50 gravuras originais.
Os 5 números que sobram ficarão para a editora PRENSADOR.
Tanto os artistas como a editora podem vender, guardar, expor ou fazerem o que quiserem com as suas colecções.

A editora PRENSADOR compromete-se a compor as colecções, a enviar 5 para cada artista participante e a fazer a divulgação do projecto e dos artistas.

Os 10 artistas serão selecionados após a apreciação de imagens de trabalhos anteriores.
Os artistas devem mandar links para o seu site ou algumas imagens juntamente com mail inicial que deverá conter um pequeno texto de apresentação e uma proposta de trabalho.

Prensador.edicoes@gmail.com
www.prensadoredicoes.blogspot.com