"A Associação de Gravura Água-Forte surge do encontro de um pequeno grupo de gravadores, cujo objectivo principal se resume em... fazer e divulgar a Gravura.
Em 1999, nove gravadores ...
Amélia Soares, Fátima Ferreira, Helena Cunha, Inez Wijnhorst, Isabel Pyrrait, Madalena Fonseca, Richard de Luchi e Teresa Pato e Tereza Morgado...
... montam e partilham uma oficina em Lisboa, no piso térreo de uma casa antiga, localizada entre os bairros da Estrela e de São Bento. A história começaria com um pequeno papel fixo na parede da oficina da Cooperativa de Gravadores Portugueses, onde alguns de nós frequentemente se encontravam, um papel com o anúncio de uma prensa para venda, em segunda mão.
O espaço integra hoje uma pequena galeria onde se realizam, periodicamente, exposições na área da gravura e das artes gráficas, bem como um espaço para realização de serigrafias.
A Associação de Gravura Água-Forte, oficialmente constituída um ano mais tarde, em Janeiro de 2000, tem por objectivos principais a criação e a divulgação da gravura nas suas principais vertentes, o intercâmbio com gravadores portugueses e estrangeiros, o estudo e a divulgação das técnicas mais tradicionais e a experimentação na gravura, nomeadamente a pesquisa e utilização de materiais menos tóxicos na sua execução."
Sem comentários:
Enviar um comentário