"A Contraprova, cooperativa de artistas gravadores pretende colmatar carências no desenvolvimento e promoção da Gravura Artística portuguesa.
Outrora um movimento artístico dinâmico e interventivo que através dos múltiplos possibilitava o acesso à arte às camadas menos abastadas da sociedade, neste momento a produção na área da Gravura resume-se às actividades desenvolvidas por alguns ateliês dispersos pela área metropolitana de Lisboa, destacando-se a Cooperativa de Gravadores portugueses, Associação Água-Forte, Cooperativa Diferença e Centro Português de Serigrafia.
Verifica-se, contudo, que esta oferta de ateliês de gravura é insuficiente para satisfazer a actualmente existente procura de oficinas de trabalho por parte de artistas gravadores, e em especial dos jovens saídos das escolas de artes, o que por sua vez não permite o crescimento da oferta artística nos diferentes campos da Gravura.
Pretende-se também que a Gravura possa voltar a ser uma voz activa no campo da intervenção social e cultural, como nos anos 50 e 60 em que artistas como Júlio Pomar, João Hogan, Bartolomeu dos Santos, António Charrua, entre outros formaram em Lisboa a Gravura – Cooperativa de Gravadores Portugueses.
A necessidade do aparecimento da Contraprova agudizou-se numa altura em que a Cooperativa de Gravadores Portugueses ameaça tornar-se obsoleta em virtude da grave crise financeira que atravessa, sendo urgente para os gravadores a existência de uma alternativa a este local histórico.
Composta por artistas plásticos e amantes da Gravura Artística, a Contraprova procura dentro do seu seio unir a tradição ao desenvolvimento e investigação sobre novos processos de gravura.
Dotar a área da Grande Lisboa de um espaço para o desenvolvimento desse objectivo surgindo como uma alternativa a todos os artistas que neste momento procuram forma de continuar a sua produção artística.
Procura-se também intervir em conjunto com a comunidade onde se inserir como forma de captar públicos para a Arte, promover a sua acção social, e ajudar no desenvolvimento dos seus membros a nível pessoal e cultural. Desenvolver nesse contexto projectos que contribuam para o reforço dos laços entre as pessoas que compõem essa Comunidade.
Promover acções de intercâmbio com outros países onde a Gravura Artística está mais desenvolvida, e com grupos similares organizar exposições, projectos culturais conjuntos, promover residências artísticas em Lisboa, etc.
Desenvolver com a Instituições edições de Gravura recorrendo aos membros que as compõem para o desenvolvimento artístico e à Contraprova para a impressão. Revitalizar uma actividade característica do passado no advento de um século marcado pela redefinição dos processos de difusão tipográficos."
http://www.contraprova-gravura.blogspot.com/
http://www.contraprova-gravura.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário