Prensador Edições, editora independente, especializada em produzir edições únicas e limitadas de colecções de gravura e técnicas de impressão artesanais


"O grupo de gravura Mariana Quito é um grupo aberto ao público em geral e tem o início de sua história em 2000. Nesse ano, a artista portuguesa Mariana Quito (1928 – 2003) fundou o ateliê de gravura destinado ao público da cidade nas dependências da Secult, doando para isso todo o material de gravura de seu ateliê. Infelizmente em 2003 a artista faleceu e o grupo ficou inativo até 2006, quando a professora Márcia Santtos o reativou.

Hoje, os alunos do ateliê que lá trabalham sob a orientação de Márcia se auto denominam “Grupo de Gravura Marina Quito”, em justa homenagem a essa grande artista gravadora.
Sendo esse grupo, formado por pessoas com formação distintas, são desenvolvidos técnicas de gravura em relevo e côncavo assim como as possibilidades de uso de materiais alternativos. O ateliê de gravura Mariana Quito possui por objetivo possibilitar o contato com a arte da gravura, a divulgação dessa técnica expressiva em arte, possibilitando a iniciação de artistas gravadores tendo em vista a história da gravura na cidade de Santos, onde, foi fundado em 1951, um dos primeiros “clubes de gravura do Brasil” pelo artista santista Mario Gruber (1927).
Como desse grupo participam pessoas com diversos níveis de conhecimento em arte, há uma troca de experiências muito intensa e rica, que resulta em trabalhos de muita pesquisa. Alguns participantes tem em seus currículos mostras no exterior, enquanto outros estão se iniciando na área artística."

1 comentário:

  1. tenho gravuras de mariana quito para vender.
    sebo e livraria esquina da cultura www.beitrofein7.estantevirtual.com.br
    otávio marcelino
    (21)9863-3112

    ResponderEliminar